A importância do médico Mastologista na prevenção do Câncer de mama
Quando procurar um Mastologista?
O médico Mastologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a região das mamas. Dessa forma, este especialista atende homens e mulheres que apresentam distúrbios com as glândulas mamárias, além de atuar na prevenção das patologias relacionadas a essa região do corpo. O câncer de mama é um dos principais alvos dessa especialidade médica, pois acomete milhares de mulheres todos os anos. Sendo assim, quaisquer anormalidades nas mamas devem ser investigadas, isso inclui dores, inchaço, secreções ou nódulos. Além disso, mulheres com mais de 35 anos, mesmo que não apresentem sintomas nas mamas, devem procurar um Mastologista como uma medida de saúde preventiva.
Câncer de mama
O câncer de mama é caracterizado pelo aumento anormal das células que compõem o tecido mamário. A doença não possui uma causa definida, podendo se desenvolver em decorrência de alterações genéticas ou devido a fatores endócrinos, comportamentais e/ou ambientais. Dessa forma, com as mutações que ocorrem na divisão e reprodução das células, o corpo passa a produzir células em excesso, de maneira rápida e desordenada, desencadeando a formação do tumor.
No entanto, é importante ressaltar que nem todo nódulo mamário é cancerígeno. Um tumor pode ser benigno (quando não possui a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo e tem características próximas ao normal) ou maligno (que pode ser agressivo e capaz de provocar metástases). Ou seja, se não forem controlados, os tumores malignos podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos. No entanto, quando descoberto no início, os riscos de invasão e metástase são pequenos, pois possibilita iniciar o tratamento em fase precoce, aumentando as chances de cura.
Cuidado e prevenção
A detecção precoce e o rastreamento do câncer de mama são fundamentais, pois quanto mais cedo for descoberto, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento. Diante disso, é indispensável a realização dos exames preventivos e visitas regulares ao médico. Também, a adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável contribui para minimizar os riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Sendo assim, é importante observar o próprio corpo com frequência e mudar hábitos que prejudicam a qualidade de vida, pois o cuidado e a atenção contínua com a própria saúde são as melhores maneiras de prevenção. Por isso, realize o seu check-up regularmente e adote uma rotina de cuidado, que promova a sua saúde e bem-estar. Ao perceber qualquer alteração, procure um Mastologista!
Dra. Larissa Renata Kleina – CRM-PR 38.035 / Mastologista – RQE-PR 32.909
REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Mastologia. O câncer de mama. SBM, Rio de Janeiro (RJ).