Conheça a importância dos exames de Endoscopia e Colonoscopia
O que é Endoscopia Digestiva Alta?
A endoscopia é um procedimento que permite visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno, através de imagens ampliadas e em tempo real. Para realizar o exame, o médico utiliza um aparelho que possui uma pequena câmera, presa a um tubo longo e fexível, denominado endoscópico. Durante o exame, pode ser necessária a coleta de biópsias, que serão direcionadas para análise.
Como se preparar para o exame?
Para realizar a endoscopia, são recomendados:
- No mínimo 8 horas de jejum, para assegurar que o estômago esteja completamente vazio;
- Informar todos os medicamentos que faz uso, especialmente anticoagulantes, que poderão ser suspendidos para evitar o risco de hemorragias;
- Trazer acompanhante no dia do exame.
Quando a Endoscopia é indicada?
A endoscopia é realizada para diagnosticar doenças que afetam o sistema digestivo superior, formado pela boca, faringe, esôfago e estômago. Dessa forma, a endoscopia é indicada para investigar sintomas como: azia, náuseas, vômitos, dor ou desconforto abdominal, má digestão, dificuldade em deglutir ou em casos de hemorragia digestiva.
O que é Colonoscopia?
A colonoscopia, por sua vez, avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. Através do exame é possível visualizar o interior do intestino, realizar coleta de material para estudo, bem como a remoção de lesões pré-malignas sem a necessidade de intervenção cirúrgica. É um exame indicado na prevenção e diagnóstico do câncer e para a investigação de diversas outras doenças.
Quais são as recomendações para o exame?
Para que a colonoscopia seja bem sucedida, é necessário realizar uma preparação intestinal, visando eliminar completamente os resíduos que possam prejudicar a realização do exame. O preparo inclui uma dieta sem fibras – que consiste em não ingerir alimentos com sementes, grãos, verduras e frutas de difícil digestão – bem como, alimentos que apresentam coloração escura, durante dois dias que antecedem o exame. Além disso, durante o preparo são utilizados medicamentos laxativos para acelerar o esvaziamento intestinal.
Quando a colonoscopia deve ser realizada?
A colonoscopia é um exame realizado para a investigação de diversas doenças que acometem o cólon e o reto. Esse procedimento é recomendado em caso de sintomas como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal. Além disso, a colonoscopia é utilizada para o rastreio de lesões precursoras do câncer colorretal. Dessa forma, para as pessoas que não apresentam sintomas, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos. Nos pacientes com histórico de câncer colorretal na família, o início pode ser aos 40 anos.
Recomendações adicionais
Antes de realizar os exames de endoscopia ou colonoscopia, é indispensável consultar-se com um médico especialista, que irá avaliar as condições clínicas do paciente e esclarecer todas as dúvidas a respeito do procedimento. Esse contato inicial contribui para a segurança do exame, possibilitando adequá-lo às condições específicas de cada caso.
Dr. Massao Schneider Aoki – CRM: 26.006 | Endoscopia / Colonoscopia – RQE: 26.146
REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Colonoscopia. SBCP, Rio de Janeiro – RJ.
Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. O que é colonoscopia? SOBED, São Paulo – SP.
Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. Endoscopia Digestiva Alta. SPED, Lisboa – Portugal.