Nódulos pulmonares são cancerígenos?

O nódulo pulmonar é uma lesão sólida, normalmente arredondada, diagnosticada através de exames de imagem do pulmão. É muito comum encontrar nódulos pulmonares em radiografias de rotina, mas quando um exame aponta a presença de um nódulo, surge uma grande preocupação.

Afinal, isso é ou não indicativo de câncer?

Apesar de ser frequente o aparecimento de nódulos nos pulmões, os riscos de serem malignos são baixos. No entanto, é necessário estar atento e dar continuidade à investigação médica, para descartar qualquer possibilidade de ser um nódulo cancerígeno.

Na maioria das vezes, os nódulos são benignos e possuem comportamento assintomático. A ocorrência de sintomas está relacionada às doenças que originam a lesão, sendo resultante de uma infecção anterior ou indicativo de uma nova doença.

Por isso, é importante buscar orientação médica para avaliar corretamente o exame e determinar a gravidade da lesão. Havendo presença de nódulos, o médico irá identificar se o paciente possui fatores de risco, como idade, histórico de câncer na família ou tabagismo. Além disso, serão observadas as características do nódulo, como o tamanho, aparência, localização e se evolui ao longo do tempo.

Portanto, diante da suspeita de alterações, procure um Pneumologista para esclarecer as suas dúvidas e ser orientado sobre o procedimento médico mais adequado.

Dr. Diogo Bubniak Pneumologista | CRM 30.045 RQE 21.148

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *